Antes da COVID-19 muitos especialistas diziam que o home office seria a realidade de muitas empresas. Mas, com a pandemia essa previsão de futuro, foi aderida rapidamente e, muitos dos profissionais e empresários já perceberam a redução de custos e ganhos na produtividade com o novo formato de trabalho.

Com isso, também aconteceu outro fator: o aumento de uso de tecnologia como salas de áudio e videoconferência. Uma solução que traz aproximação entre profissionais e clientes, redução de custos com viagens e deslocamentos e muito mais.

Mas, é preciso tomar cuidado com algumas gafes durante as reuniões. A Telsystem tem ajudado muitas empresas para que elas continuem suas tarefas e também vem apoiando para essa transição de trabalho presencial para o híbrido, ou seja, oferendo soluções para qualquer tipo de atuação.

Assim, vamos compartilhar algumas situações que devemos evitar com o uso da videoconferência, para que nosso trabalho seja muito mais produtivo e eficiente, confira:

Cuide do seu visual: você está trabalhando em casa, mas não use roupas decotadas, pijamas, estampas de personagens, camisas de time  e etc. Vista-se como se estivesse indo para o escritório. Dê atenção para os cabelos e procure utilizar uma maquiagem discreta. Esse é um ponto que merece nossa atenção. Afinal com uma boa imagem você passa também uma percepção positiva da sua empresa.

Cuidado com a comunicação não verbal: sua câmera está aberta? Excelente! Dê atenção para a pessoa que está conversando. Sente-se de forma ereta e não realize outras atividades que demonstrem que você está distraído.

Bom senso: durante uma reunião de videoconferência, os envolvidos não devem lanchar, nem muito menos estarem deitados ou em outro local que não seja o seu espaço de trabalho.

Tenha foco: sabemos que com o uso de ferramentas e também com a internet, muitos profissionais resolvem muitos assuntos ao mesmo tempo. Mas, evite essa postura durante um encontro virtual, afinal transmite a imagem de desinteresse e consequentemente pode complicar a sua imagem profissional.

Desligue o microfone: quando não estiver falando, já pensou em fechar seu microfone? Essa ação te ajuda a não atrapalhar a pessoa que está falando e você também corre menos riscos, como: cachorro latindo ou outros ruídos que possam interferir na comunicação.

Escolha seu local de trabalho: opte por um local silencioso e combine com sua família para que em seu horário de trabalho você não seja interrompido.